domingo, 23 de fevereiro de 2014

Casa própria comprar ou nao comprar?

O sonho de todo brasileiro e comprar a casa própria. Muitos acabam fazendo sacrifícios enormes para atingir esse objetivo, colocando em risco a saúde financeira de sua família, sem nem mesmo pensar se realmente vale comprar este bem.

Você nunca teve essa duvida? O que é melhor, comprar a casa própria ou alugar?

Os mais conservadores com toda a certeza afirmarão que comprar a casa própria é sempre melhor que viver de aluguel. Já que em sua concepção morar de aluguel e jogar dinheiro fora.

Já a nova geração está mais acostumada a liberdade e nem sempre ficar preso a um bem é a melhor opção, pois a qualquer momento podem optar por mudança de lugar, de cidade ou ate mesmo de país. Estão sempre buscando mais conforto e mais qualidade de vida e ficar preso a um bem eternamente pode não ser a melhor opção.

Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens de morar de aluguel ou ter a casa própria:

Morar de aluguel
VantagensDesvantagens
- Maior mobilidade no caso de novas oportunidade profissionais.
- Maior flexibilidade caso a família cresça.
- Acompanha o mercado  aproveitando oportunidades para morar em lugares melhores.
- Não perde dinheiro com financiamento, aplicando seu capital em investimentos que geram valores muitos maiores que o próprio aluguel.
- Pagar aluguel para alguns significa jogar dinheiro fora.
- Não ter a segurança de ter um imóvel próprio, sabendo que a qualquer momento (termino do contrato) pode ter que sair do mesmo.
- Não poder fazer melhorias conforme seu gosto, pois é necessário a permissão do proprietário.
- Esta sujeito a variação de preços (mercado imobiliário).
Casa própria

Vantagens
Desvantagens:
- Segurança de ter um teto
- Apenas pagar condomínio e IPTU
- Poder reformar de acordo com seu gosto.
- Não ficar sujeito a especulação imobiliária.
- Ter o dinheiro imobilizado (tornando o imóvel um passivo)
- Dificuldade caso queira trocar o imóvel
- Falta de liquidez
- Muito financiam o imóvel, isso sim é jogar dinheiro fora.

Morar de aluguel não é tão ruim quanto parece, pensando pelo lado financeiro trata-se de uma grande oportunidade para programar sua vida financeira e com isso juntar dinheiro, seja para a independência financeira, futuros projetos ou até mesmo a casa própria.

Muitas pessoas preferem investir o capital que seria destinado ao imóvel, e com parte dos rendimentos pagar um aluguel e a outra parte juntar para projetos futuros, pois em caso de momentos difíceis pode optar por um imóvel mais simples e mais barato ganhando flexibilidade  durante esse período.

Para aqueles que ainda são jovens recomendo o aluguel, pois entrar em um financiamento nesta etapa da vida é muito prejudicial a seu futuro profissional, pessoal e financeiro. Muitas vezes acabamos não nos arriscando a mudar para um emprego melhor ou abrir um negocio, porque temos uma grande quantidade dividas, tornando-nos escravos das mesmas, pois só o fato de pensar em perder o emprego já nos apavora.

Procure um imóvel simples mas confortável, busque acumular capital e com isso obter uma qualidade de vida melhor no futuro, proporcionando o aluguel de um imóvel ainda melhor.

Evite dívidas, não fique escravo do financiamento, com a segurança de uma boa reserva financeira você poderá se arriscar mais e busca empregos melhores com melhores salários e não ficar em pânico com a possibilidade de perder o emprego pois possui muitas contas a pagar ( financiamentos e dívidas). O financiamento traz insegurança, pois você estará sempre preocupado com as dívidas que tem e ao termino do financiamento terá pago o valor suficiente para a compra de aproximadamente três imóveis de custo equivalentes (juros pago ao banco).

O aluguel também traz segurança, pois com a reserva financeira que está sendo criada, você ficará mais seguro caso algo ocorra e terá rendimentos suficientes para viver até resolver este problema. Já com o dinheiro empatado em um imóvel não terá garantia nenhuma e acabara tendo que vendê-lo a preço de banana para honrar compromissos. Sem contar que o não pagamento do condomínio ou IPTU do imóvel poderá gerar a perda do mesmo.

Assim fica claro que ter um bem apenas por segurança nem sempre e um bom negocio. No início da vida a melhor coisa é acumular capital e patrimônio, assim sua passagem pela meia idade e terceira idade será muito mais tranquila. Pense bem na real necessidade deste imóvel, como o próprio nome já diz IMÓVEL, não traz a agilidade que você tanto precisa no inicio da vida.

Aproveite a oportunidade e reveja seus conceitos.